Ditados que dão pena

20:49 by Bruno Godinho


O que o povo fala tem asas e tá voando por ai. Como, por exemplo, os ditados populares. Por falar em ditado popular (que de popular tem só o preço e o meu apreço), "Anu Preto que come pedra sabe o ânus preto que tem". E por mais que a coisa esteja preta pro Anu, a cor da coisa ou do próprio pássaro nada tem a ver com isso. Podia ser a branca pomba da paz, ou o colorido beija-flor que a pedra teria o mesmo efeito ou defeito. Pobre da ave que tentar comer pedra como avestruz sem ser avestruz. Essa sim sabe que o buraco é mais embaixo. E já dizia um outro ditado ainda menos popular: "Mais valem duas pedras no caminho que uma nos rins". Isso pra não falar de locais piores.

Já que o assunto é pedra, tem aquele outro dito: "Com as pedras que me jogam erguerei um castelo". O autor é desconhecido, mas eu aposto no João-de-Barro. Quem me disse isso foi um louro que de tanto dar o pé acabou dando outra coisa, e esse sim fala muito. Bom, pelo menos tem mais credibilidade que o Tuiuiú Pescador. 

Agora vou parar de desengaiolar os ditados. Eles eram bons mesmo só nos tempos da escola quando a tia Graça (ou era Garça?) fazia um outro ditado. O de palavras. E quando a turma embagunçada virava um poleiro só, ela dizia: "Silêncio! E nem mais um pio."

Posted in | 0 Comments

0 comentários:

Postar um comentário