A carta

21:23 by Bruno Godinho

Goiânia, antevéspera do fim do mundo.

Aos indignados, inconformados, relutantes, descontentes, insatisfeitos, desgostosos, embravecidos, sonhadores, pensadores, filósofos, teóricos, poetas, pobres, maltrapilhos, excluídos, perdidos, sem futuro, marginalizados, bobos e todos os demais que também sentem um formigamento nos pés, um zumbido no ouvido, uma gastrite, um colapso nervoso e, insones, colocam a cabeça em seus travesseiros e concluem que não tem com isso mais um dia de vida, tem na verdade menos um dia.

A todos que em algum momento da sua inútil vida gritaram em voz baixa: “Não concordo”, “Tá tudo errado”, sim, vocês que não creem no que veem, mas que se acostumaram a aceitar o que não creem.

A você que não acredita nos políticos, na política e na politicagem. Você que abomina a Lei de Gerson e a lei do “Rouba, mas faz”, você que não aguenta essa nobre piada que nossos representantes de Brasília contam a todo instante.

A quem sabe que o buraco na rua não é culpa da rua, que a enchente no morro não é culpa do morro e que a seca do campo não é culpa do campo.

Aos que tem a certeza de que o doente no corredor do hospital morreu não porque "Deus quis", aos que compreendem que as crianças que cheiravam cola ontem, hoje fumam crack e amanhã estarão sepultadas, aos que entendem que a democracia é uma palavra bela, mas sem muita utilidade prática.

Aos jovens que tem ciência de que todo discurso endereçado “aos jovens” foi criado por um velho que não vê nenhum valor nos jovens.

Aos analfabetos que nunca leram sobre Roma, mas conhecem bem o pão e circo. Aos que não furam filas, não furam sinal, não furam a constituição brasileira e nem a divina. Sim, a todos vocês citados anteriormente, eu tenho um recado. Mais que isso, um apelo. Um pedido. Uma prece. Uma convocação.

Por obséquio, queiram por gentileza levantar sua tão acomodada nádega do sofá, movimentar seu tão descansado cérebro e acordar deste pesadelo que tem vivido há tanto tempo. Desperte!

Chega de achar tudo normal. De pensar que nada vai mudar. Que as coisas são como elas são e ponto final. Chega! Pare de lamentar que seu time perdeu e que a farinha é tudo que você pode comer. Resgate aquele sonho de criança, aquele sentimento antigo de que o mundo vai ser melhor e tudo vai mudar. Para onde ele foi? É mais fácil não pensar nele, né? Eu sei.

Vocês, indignados citados anteriormente e que ocupam 60% dessa carta, mas apenas 1% da população, lutem. Mas lutem agora. Lutem já. O “Brasil, é um país do futuro” já virou passado há muito tempo. O país do amanhã é hoje. Parem de ligar pro Big Brother e liguem para o que interessa. Se liga! Só essa minoria que ainda sente um comichão na barriga e um aperto no coração pode mudar as coisas. Repare, não disse poderá mudar as coisas. Disse “pode mudar”. Faça já! Vá logo. Dê um tapa na sua própria cara para que ninguém mais bata nela.

Não tá satisfeito com o atendimento, com o momento, com a educação, com a segurança? Então cale sua boca putrefata e pare de reclamar. Pare de se queixar da vida, “ó céus”. Use essa maldita boca que até então não serve para nada e reúna quem pensa como você. Junte amigos, vizinhos, parentes e vá à luta. Vá pra rua! Esqueça o Twitter, Facebook. Feche logo a janela desse blog e volte ao mundo real. É lá que a coisa acontece. Faça acontecer! Ficar de mimimi e meme não vai mudar nada nem na sua, nem na minha vida. Se vira!

O fim do mundo é depois de amanhã. Então se fizermos algo hoje poderemos viver pelo menos um único dia com dignidade e enfim, morrer em paz.

Posted in | 0 Comments

0 comentários:

Postar um comentário